Cerâmica x Porcelanato
- Admin
- 20 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Antes os pisos cerâmicos dominavam as partes sociais e molhadas (banheiro e cozinhas) das casas. Com o surgimento e popularização dos porcelanatos, as busca por este último aumentou, mas a diferença entre eles é sutil, leigos podem ficar confusos. Esse post é dedicado para aqueles que desejam entender os prós e contras de cada um e conseguir diferenciá-los.

Cerâmicos -
Vantagens:
São os mais populares. Costumam variar de muito pequenos (5x5cm) a médios (45x45cm). Por serem mais antigos, amplamente difundidos e matéria-prima mais barata, encontramos dezenas de fabricantes e centenas de modelos, o que possibilita peças em conta.
Ampla oferta de mão de obra, o que torna o preço final agradável.
As juntas largas absorvem erros de esquadro ao longo do posicionamento das placas. Ou seja, cerâmicas tem mais chance de atingir um bom resultado mesmo com mão de obra não tão experiente.
Desvantagens:
Para os mais exigentes com estética, os pisos cerâmicos podem não ser os mais recomendados. Somando ao fato das peças não serem amplas, a junta entre elas é grossa, o que causa a sensação de ambientes menores.
Juntas grandes contribuem para que seja formada uma craca de sujeira.
Recomendações:
O material utilizado para fixação é a argamassa colante, cada fabricante indica a mais adequada.
Durante a instalação, é importante respeitar o espaço de juntas indicada na embalagem. Utilizar tamanhos menores pode gerar trincas no material.
Molhar o contra piso a fim de melhorar a interface entre este e a cola.
Porcelanatos -
Vantagens:
São os mais cobiçados atualmente pelo seu acabamento com brilho polido. O porcelanato é um material cerâmico com matérias primas mais nobres que a cerâmica tradicional, o que resulta em acabamentos mais finos. Mas engana-se quem acha que porcelanato são apenas os brilhosos, existem
diversos acabamentos, inclusive fosco. Existem os novos porcelanatos HD, os quais costumam imitar aparência de madeiras.
O tamanho das peças varia de médio (45x45cm) a muito grande (100x100cm), existindo modelos retangulares com uma das dimensões ultrapassando 1m.
As bordas são retificadas, o que permite ter juntas muito pequenas, mas o importante é sempre adotar o que tiver indicado pelo fabricante.
Desvantagens:
Ter peças grandes com juntas estreitas é o principal empecilho para aplicação desse acabamento. Manter no esquadro longas sequências de porcelanato é difícil, principalmente por não ter juntas largas para absorver o erro. O menor desvio pode acabar se tornando grande em casos de sucessivos elementos. Economizar na mão de obra nessa etapa pode sair caro.
No momento da compra, importante verificar se a placa não é naturalmente empenada. Ocorrem, em casos de modelos com dimensões exageradas ou que imitam madeiras, a existência um leve abaulamento na placa, deixando um piso com aspecto mais rústico.
Recomendações:
O "porcelanato líquido" está na moda, mas importante lembrar que, tirando o nome, ele não tem nenhuma propriedade que o torne porcelanato. Essa nova técnica utiliza uma resina aplicada em estado líquido que, ao atingir seu estado final, fica com um brilho que lembra aos tradicionais porcelanatos.
Em peças grandes e, principalmente, nas muito grandes, é recomendado aplicar a argamassa colante tanto no contra piso quanto no tardoz (lado do porcelanato que recebe cola). Antes de passar a argamassa no contra piso, molha-lo com água para melhorar a interface entre os materiais. Bater na peça até não escutar mais barulhos ocos, colocar os espaçadores e seguir para a seguinte.
Cuidado ao cortar as placas na Makita, dessa maneira pode descascar um pouco do esmalte superficial comprometendo o acabamento final. Utilizar uma fita crepe para manter íntegro o esmalte no corte pode ser uma alternativa.
Dica para diferenciar no olhar a cerâmica e o porcelanato:
Cerâmicas costumam ter tardoz em cor de argila, tons vermelhos. Já os porcelanatos normalmente tem em tons bejes e cinzentos.
Cerâmicas são menores, tem dimensões máximas de 45 a 50cm enquanto que os porcelanatos chegam a ter 110cm !
As bordas de cerâmicas são levemente chanfradas ao passo que os porcelanatos são retas e finas.
O porcelanato quando chegou aos mercados era caro, sinônimo de sofisticação. Eram raros os fabricantes nacionais. Ao longo do tempo, o know-how começou a se difundir e felizmente a concorrência aumentou fazendo os preços diminuírem. Graças a isso, em minha experiência profissional e de vida, vi muita gente humilde adotando o porcelanato como piso em suas casas.
Comentarios