Por que usar 220V ?
- 8 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

O Brasil é um país que optou por não padronizar a tensão de sua rede elétrica. Algumas cidades são 127V enquanto outras são 220V. Por ser um número maior, os leigos acabam achando que o choque de 220V será mais forte, aparelhos funcionarão melhor, baterias serão carregadas mais rápidas dentre outras. Nesse post vou explicar as razões pela escolha das redes 220V e desmitificar as lendas que a circundam.
O principal conceito a ser entendido é o fato da potencia necessária para seu aparelho elétrico funcionar é o produto da multiplicação de duas variáveis: a corrente elétrica e a tensão. Como a potência não muda, é uma propriedade constante de seu aparelho, aumentando a tensão de 127V para 220V, o valor da corrente precisará diminuir. Com uma corrente elétrica menor, teremos duas vantagens:
menor calor dissipado pelo fio, pois este varia exponencialmente com a corrente. Isso pode ser traduzido em desperdício, já que a energia que seria utilizada por algum eletrodoméstico foi perdida para o ar.
fios mais finos. Fazendo uma comparação: seria o mesmo que diminuir o diâmetro de um tubo em razão da diminuição da vazão de água. O diâmetro do fio tem implicação direta em seu preço, portanto, tamanhos menores significam obras mais baratas.
O choque é mais forte ? Não, o que determina a perigo de um choque elétrico é a intensidade de corrente que passará pela pessoa. A tensão pode ser definida como a facilidade que a corrente tem para chegar até você. Em uma rede 220V o risco de tomar um choque seria levemente maior em relação a rede 127V, todavia, seria um choque mais modesto.
Os aparelhos funcionam melhor ? Não, o aparelho é projetado para funcionar com uma tensão específica (ou duas, no caso dos aparelhos bivolt). Ligar um aparelho 127V em rede 220V só irá queimá-lo. Não faça isso !
Baterias carregam mais rápido ? Não. O que faz a bateria carregar mais rápido é a potência do carregador. Se seu carregador é bivolt, usando em uma rede 220V, vai apenas exigir uma corrente elétrica menor em relação a rede 127V.
Por que aparelhos maiores são sempre 220V ? Pela vantagem de ter fios de diâmetros menores. Se fossem 127V exigiriam fios maiores e mais caros, o que as residências não tem como padrão. Utilizar fios menores que os necessários gera risco de incêndio devido ao seu intenso aquecimento.
Pragmaticamente, as construtoras optam por 220V, por questão financeira. Como visto, os condutores utilizados em redes com essa tensão são menores e, portanto, mais baratos. De quebra, para os usuários temos uma segurança maior pois a corrente que circulará na rede será menor e então choques mais leves.

Comentários